Como transferir (qualquer) fotografia em (qualquer) madeira
Então imagina como seria problemático, ou caro, colocar uma imagem qualquer em um pedaço de madeira, como esse:
Enganou-se. Por mais incrível que pareça, para fazer isso só precisamos de:
- PAPEL MANTEIGA,
- IMPRESSORA A JATO (a maioria das pessoas tem esse modelo em casa),
- MADEIRA LISA (áspera é mais complicada),
- CARTÃO (pode ser o da Renner),
- E UM DESENHO – é claro.
Corte algumas folhas de papel manteiga no tamanho do papel padrão da impressora (A4 por exemplo). A peça de madeira deve ter cor suave, para impressão sair melhor. Na verdade, encontre algumas para que possa praticar.
Então, busque uma imagem em alta resolução que goste. Ou faça a sua. The Graphics Fairy é um ótimo lugar para começar sua busca, as imagens, além da incrível resolução, são grátis. Desenhos mais escuros ficam incríveis em madeiras mais claras.
Assim que achar a imagem, você precisa invertê-la usando qualquer programa de edição (já indicamos dois, grátis e online). Se você não tem certeza de como fazer isso, é só pesquisar no Google.
Coloque uma folha de papel manteiga na impressora, não importa de qual lado você imprime, ambos são encerados. Então clique em Imprimir. À medida que o papel sair, guie-o suavemente. Precisa tomar cuidado para que ele não enrole sobre si, pois pode manchar a tinta.
Coloque a imagem exatamente onde quer sobre a madeira (o lado “molhado”, fica para baixo). Lembre-se… pode ser em qualquer madeira lisa. Um banco, uma mesa, caixa, qualquer coisa! Madeiras ásperas são mais complicadas.
Quando você coloca a imagem, não pode mais movê-la. Não mexa. Senão vai borrar. Você vai ficar triste. Então vai chorar e vai borrar um pouco mais.
Segurando firmemente o papel sobre a madeira, você tem que trabalhar de forma rápida, passe a borda de um cartão através da imagem. Isso empurra a tinta do papel manteiga para a madeira, que absorve.
Não é pra ser fracote aqui. Faça o movimento com força, mas não tão intenso a ponto de rasgar. Você pode levantar o papel delicadamente para ver se ele está transferindo bem. Se notar partes que não tenham transferido, esfregue um pouco mais com o cartão, desta vez como se estivesse polindo.
Quando você tiver certeza de ter transferido o máximo de tinta possível, tire o papel manteiga e prepare-se para chamar alguém. Porque essa é a primeira coisa que vai querer fazer!
Você irá se surpreender.
Se o local que fizer isso tiver desgaste, como chuva (etc.), lembre-se de fazer um acabamento fosco claro depois da impressão, com qualquer selador de madeira de sua preferência.
Essa dica incrível do site The art of doing stuff (A arte de fazer coisas) foi apenas a Parte 1. A Parte 2 (em inglês) ensina fazer uma caixinha lindona.
Nenhum comentário :
Postar um comentário