Lavagem semanal é importante para evitar acúmulo de sujeira
Com o tempo, é comum que a banheira, o box e os azulejos do banheiro
acumulem uma camada de sujeira. Durante o banho, nosso corpo solta,
naturalmente, um pouco de gordura, que, se não for devidamente limpa,
pode acabar impregnando nesses locais, tornando a limpeza muito mais
difícil.
Segundo a personal organizer Ingrid Lisboa, esse tipo de sujeira não se forma de um dia para o outro. “Se a banheira ou o box estão com manchas de gordura é porque eles não têm sido lavados adequadamente há bastante tempo”, afirma.
Como tirar mancha do box e da banheira
Se sua banheira e box já estão com manchas, Ingrid sugere três produtos de limpeza caseiros que vão resolver o problema.Em primeiro lugar, tente lavar o local com uma mistura de detergente neutro de limpeza com água fervente. Deixe de molho por alguns minutos e esfregue com uma bucha ou escova.
Se isso não for suficiente para remover as manchas, é preciso tentar uma solução um pouco mais abrasiva. Com a banheira ou box secos, preferencialmente no dia seguinte ao uso, aplique removedor sem cheiro com um pano. Não misture com água e não faça esse procedimento no ambiente ainda molhado, senão a gordura não vai sair.
Se ainda assim a mancha persistir, recorra à terceira alternativa: detergente concentrado, que é usado normalmente para a limpeza de fornos e grelhas de churrasqueiras. Aplique-o puro, com um pano, deixe agir por dois ou três minutos e lave. Mas atenção: procure pelos produtos que não contenham amoníaco, já que esse componente pode ser bastante prejudicial à saúde. “O amoníaco é muito perigoso de se usar em casa, principalmente na banheira. Você pode se acidentar gravemente ao usá-lo, pois é um produto tóxico”, alerta a especialista. É importante também verificar se o material da banheira não irá estragar com o uso do detergente concentrado. No geral, as de cerâmica são mais resistentes.
Como limpar banheiros
Para evitar que essas manchas difíceis de sair apareçam, é necessário fazer a limpeza periódica do box e banheira, bem como do ralo do chuveiro.
A solução de limpeza é simples: misture água com detergente comum e aplique com uma escova. “A banheira deve ser higienizada toda vez que é utilizada. Para quem usa todos os dias e não tem tempo, a limpeza pode ser feita três vezes na semana”, recomenda Ingrid. No entanto, se você costuma usar óleos para banho, é necessário fazer a higienização com água quente e detergente, preferencialmente no dia seguinte à utilização.
Já o box do banheiro deve ser limpo diariamente com removedor sem cheiro – mais uma vez, o ideal é que o produto seja aplicado no dia seguinte ao uso, quando o local já estiver seco. Se você não tem tempo de fazer a higienização todos os dias, lave o box, pelo menos, uma vez por semana com água e detergente.
“Mas aqui vale a mesma regra da banheira: quanto menos lavar, mais a sujeira ficará grudada”, afirma Ingrid.
Quanto ao ralo, a manutenção diária consiste em retirar, depois do banho, os fios de cabelo que possam ter caído. “A limpeza dos ralos e pias é um dos itens de manutenção preventiva da casa. A cada seis meses, é preciso chamar um encanador ou empresa especializadas para fazer a higienização. Algumas pessoas compram ácido no mercado e jogam nos ralos para desentupir, mas isso não é indicado, pois, se o encanamento da casa for de plástico, o produto irá corroê-lo”, explica a personal organizer. Além desta medida, Ingrid indica uma solução caseira preventiva que pode ser feita mensalmente: “Ferva dois litros de água e misture 100 g de sal. Jogue nos ralos e pias, pois o sal ajuda a dissolver sujeiras acumuladas.”
Nenhum comentário :
Postar um comentário